top of page

       O HOMEM QUE NÃO TINHA NADA

 

           Na comunidade de Paraisópolis, morava uma família pobre, porém feliz. Josué era o Homem da casa, Marizete era sua mulher, além de seus três filhos : Maria Flor, Marina e Mário. Ele tinha um trabalho de faxineiro, com um esfregão limpando aquele chão sem fim, e, mesmo se alguém sujasse de propósito o assoalho, ele sorria, alegremente e dizia assim :

         _ O ser humano é falho, hoje mesmo eu falhei! Ninguém nasce sabendo, então me deixe tentar!

 

 

 

 

 

 

 

 

       Josué e sua família tinham uma vida complicada, viviam com pouco dinheiro, mesmo assim, era uma família muito feliz. Seus filhos estudavam em escola pública, mas, com muita dedicação, para proporcionarem uma vida melhor pra sua família. 

      Certo dia, Josué seguiu  sua mesma trilha, no mesmo horário, mas foi diferente. Ligou para casa para dizer que amava sua família, parece que ali já pressentia o que vinha à frente. No caminho, Josué encontrou outro homem pobre que queria o pouco que ele tinha, ou seja nada. Esse homem furioso, deu uma facada em Josué, perfurando seu pulmão e matando-o na hora.

         Josué era um homem pobre, por isso a polícia não se importou em fazer justiça. As pessoas ficaram revoltadas com o fato. Assim, protestam, fechando as avenidas da favela, queimando pneus e escrevendo no asfalto : "Saudades do Josué! "

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       

 

 

 

 

        Após a morte de Josué, a vida de sua família se complicou mais ainda, principalmente na área financeira. Marizete tomou uma decisão, que ajudou muito na vida de todos: tornar-se prostituta. Todos os dias, às 20:00 horas, ela ficava no ponto baixo da favela, a procura de um cliente .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

       Mesmo com a vida difícil, seus filhos continuaram estudando, já que o dinheiro do trabalho da mãe era suficiente e até sobrava. 

       Certo dia, Marizete foi para um hotel com um cliente diferente. Porém, não foi um dia normal, uma noite normal, foi uma noite de amor! Ambos se apaixonaram! Marizete continuou com seu trabalho, só que agora exclusivamente com aquele homem pelo qual havia se apaixonado. Dois meses depois, eles se declararam namorados. Aquele homem era rico, dono de um shopping. Meses depois, ele e  Marizete se casaram e foram morar na zona Sul de São Paulo.

       Marizete, retorna aos estudos e se forma em engenharia. Seus filhos continuam seus estudos nas melhores escolas de São Paulo. Assim, todos ficaram felizes e bem financeiramente, mas nunca esqueceram de Josué e do exemplo que ele havia deixado!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola Municipal Nilza De Lima Sales

Conto: O Homem Que Não Tinha Nada

 

Autores:

Sara Moreira

Ana Luíza

Maria Gabriela

Maíra Salomão

Guilherme Vieira

 

Professora: Roberta Garcia

Turma:8º Ano Azul  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este conto é uma retextualização da música "O homem que não tinha nada", de autoria de Projota.

Clipe oficial
bottom of page