top of page

Definições do gênero textual Hiperconto pelos alunos dos 8º e 9º anos, da Escola Municipal Nilza de Lima Sales

É um gênero digital que oferece vários caminhos para o leitor formular sua própria história, dando a ele a função de coautor. 

 

Luan Sabino Rezende,

8º ano Amarelo

É um texto digital que apresenta emoções e sentimentos, ao mesmo tempo que permite que o leitor escolha o final. 

 

Laura Ribeiro Galvão,

8º ano Amarelo

Hiperconto é um conto grande, encontrado somente na Internet. Esse gênero textual contém vários finais,  oferecendo ao leitor a oportunidade de escolher.

 

Késia Couto da Silva,

9º ano Amarelo

É um conto grande, presente somente nas plataformas digitais, que possui meios de serem adicionados sons e imagens, além de possuir vários desfechos. 

 

Pâmella L. Cabral Ribeiro,

9º ano Amarelo

É um gênero textual, encontrado somente na Internet, onde se utilizam vários finais e o leitor tem a opção de escolher.

 

Paula Cristina Cassiano,

9º ano Amarelo

É um conto digital no qual o leitor escolhe o rumo da história.  

 

Isabela Ferreira Silva,

9º ano Azul

É um conto, com suas características estruturais, porém em gênero digital e com a possibilidade do leitor interagir, escolhendo como quer que a situação continue, o que causa mais interesse, expectativa e maior viabilidade de agradá-lo.  

Flávia Campos Mendes,

9º ano Azul

Definição de Hiperconto por Marcelo Spalding

[...] Minha proposição inicial é que o hiperconto é uma versão do conto para a Era Digital. Sendo ainda um conto, de tradição milenar, requer narratividade, intensidade, tensão, ocultamento, autoria Â². O texto, naturalmente, ainda deve ser o cerne do hiperconto, preservando seu caráter literário. Mas um bom hiperconto será capaz de aproveitar as ferramentas das novas tecnologias para potencializar a história que conta da mesma forma que os livros infanto-juvenis, por exemplo, têm se utilizado da ilustração.

Imagens, em movimento ou não, áudios, hiperlinks, interatividade e quebra da linearidade são apenas algumas das possibilidades do hiperconto. Claro que um bom hiperconto não precisa utilizar todos esses recursos ao mesmo tempo, assim como há filmes belíssimos sem efeitos especiais. Mas também não podemos deixar de perceber que um conto de Borges simplesmente digitado e publicado na internet não passará a ser um hiperconto ou um exemplo de literatura digital apenas por estar na internet, e sim continuará sendo um belo conto de Borges.

Enfim, o conceito ainda está apenas se esboçando, e por isso criamos esse site. Crie hipercontos e envie seu endereço para nós, acesse nossos hipercontos, comente em nosso mural. Quem sabe não estamos diante de um novo e possível gênero para fazer par ao ciberpoema e firmar a literatura na Era Digital.

 

Marcelo Spalding
outubro de 2009

Disponível em: <http://www.hiperconto.com.br/?pg=2591>. Acesso 26 de nov. 2015.

 

O hiperconto é formado por histórias que o leitor pode escoher o destino do conto. A cada novo rumo, pode-se escolher uma entre duas ou mais opções.

 

Matheus de Saibro,

8º ano Azul

bottom of page